De acordo com informações do portal The Information, a Nvidia teria decidido não lançar novas placas de vídeo em 2026, incluindo modelos aguardados como a GeForce RTX 50 Super.
Fontes que falaram sob condição de anonimato afirmam que a empresa tomou essa decisão para concentrar seus esforços na produção de chips voltados para inteligência artificial e data centers, em meio à atual escassez de memória RAM.
O relatório acrescenta que a Nvidia também pretende reduzir a produção das placas de vídeo da série RTX 50 já disponíveis no mercado, justamente por conta da limitação no fornecimento de memória.
Essa escassez fez os preços dispararem para patamares considerados inéditos por muitos consumidores.
Nvidia está no meio da guerra pela memória RAM
Em comunicado enviado à Insider Gaming, a Nvidia declarou:
“A demanda por GPUs GeForce RTX é forte, e o fornecimento de memória está limitado. Continuamos enviando todos os SKUs GeForce e estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos fornecedores para maximizar a disponibilidade de memória.”
A possível redução na produção de placas de vídeo acontece em um momento em que os lucros da Nvidia seguem batendo recordes.
O relatório financeiro mais recente da empresa, divulgado em novembro, apontou um crescimento de 62% na receita em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Esses resultados levaram a Nvidia a se tornar a empresa de maior valor de mercado do mundo. A expectativa é de que esses números cresçam ainda mais com a divulgação dos resultados do quarto trimestre do ano fiscal de 2026, prevista para o dia 25 de fevereiro.
A companhia também afirmou que, como forma de amenizar a escassez, estuda a reativação de hardwares mais antigos. Modelos da série RTX 30 poderiam voltar ao mercado para ajudar a suprir a demanda.
No entanto, essa estratégia pode limitar o acesso dos jogadores a recursos mais recentes, como novas versões do DLSS.
Você acredita que a Nvidia realmente não lançará novas placas de vídeo em 2026?
Fala para gente em nosso servidor oficial no Discord, agora com um canal exclusivo para brasileiros!
Para notícias em primeira mão, acompanhe nossas redes sociais e ingresse em nosso grupo no WhatsApp.
Para mais da Insider Gaming, veja que o PS5 vendeu mais do que o Switch 2 no último trimestre. Veja também a confirmação do retorno do modo Master League ao eFootball.





Comments