Em uma postagem nos fóruns de GTA que foi posteriormente verificada pelos administradores do site, um ex-funcionário da Rockstar Games divulgou informações sobre a recente controvérsia que viu mais de 30 funcionários serem demitidos repentinamente da empresa. Segundo a Rockstar, eles foram demitidos por vazar informações do jogo em um servidor do Discord, mas este pode não ser o caso.
Conforme o usuário publicou, ninguém estava vazando nada no servidor privado do Discord que continha apenas funcionários da Rockstar Games. Em vez disso, eles o estavam usando para discutir a sindicalização em uma tentativa de promover mudanças para melhor na Rockstar Games.
Foi alegado que a Rockstar Games demitiu esses funcionários por participarem desta atividade.
Ex-funcionários da Rockstar reagem
A longa postagem nos Fóruns GTA revela uma história de desgosto e decepção com a demissão repentina de mais de 30 funcionários da Rockstar Games no Reino Unido e no Canadá.
Na postagem, o usuário chamado ‘Organize’, que se juntou aos fóruns em junho, revelou que a Rockstar Games violou várias leis trabalhistas do Reino Unido ao demitir a equipe sob a alegação de “má conduta grave”. Muitos alegaram que esta foi uma tentativa mal disfarçada de reprimir os esforços de sindicalização.
Na semana passada, meus colegas que estavam no estúdio foram contatados individualmente pelo RH para uma breve reunião amigável, sob o pretexto amigável de “Ei, você está livre para um bate-papo rápido?”
Ao comparecerem a esta reunião, receberam um envelope com uma breve carta informando que seus empregos haviam sido encerrados por “má conduta grave” em relação a postagens feitas no Discord.
Eles não forneceram nenhuma evidência quando solicitados, nem foi declarada na carta. E não divulgaram nenhuma outra informação ou justificativa – “e nenhuma outra razão”.
Eles negaram o direito de representação sindical na reunião disciplinar (o que é contra a lei trabalhista do Reino Unido) e foram escoltados para fora do estúdio, com a reunião durando menos de 5 minutos.
Colegas que não estavam no estúdio naquele dia receberam um telefonema do RH que durou menos de 2 minutos, dizendo que estavam demitidos e que receberiam a mesma carta acima. Estou ciente de um funcionário que teve um ataque de pânico neste momento, e o RH desligou o telefone durante o ataque de pânico, sem se importar com o bem-estar dele.
Estes meus colegas eram trabalhadores dedicados que passaram muitos anos na R* em funções críticas. Com colegas que estão na R* há mais de 18 anos e nenhum deles jamais teve uma medida disciplinar nesse período. Eles não são facilmente substituíveis e certamente afetarão o cumprimento dos nossos prazos de projeto.
São artistas muito seniores, animadores, testadores de QA, designers, programadores e produtores. Incluindo Líderes. Todas pessoas super talentosas que se orgulhavam do seu trabalho em múltiplos títulos da R*, e tudo o que queriam era o melhor para a R* e seus colegas.
Alguns destes membros estavam de licença médica, recuperando-se de cirurgia ou em licença paternidade. Foram demitidos sem remuneração, perderam suas carreiras e foram colocados em dificuldades na época que antecede o Natal, podendo até perder seus vistos para trabalhar no Reino Unido.
Deixem-me ser claro! Eu nunca vi nenhuma discussão/vazamento de projetos da Rockstar no Discord Sindical. A única discussão era sobre os esforços de sindicalização e as condições de trabalho na R*. O Discord não era público. Era um grupo privado do Discord que continha apenas funcionários da R* e os oficiais do Sindicato IWGB.
Isso foi Anti-Sindicalismo e nada mais! Todos os demitidos eram membros do Sindicato, e também eram predominantemente aqueles que estavam nos Comitês Organizadores Sindicais de cada estúdio do Reino Unido.
O usuário revelou que o número de membros era quase suficiente para “buscar reconhecimento e começar a se envolver em negociação coletiva“.
Eles demitiram mais de 34 de nós agora. Éramos mais de 250 naquele grupo do Discord Sindical/de Funcionários. Há o medo de que, se saírem impunes disso, não haverá nada que os impeça de fazer isso de novo e de novo.
Aqueles de nós que são sortudos e permanecem por enquanto trabalham com medo! Com medo ao conversar entre si na copa para o café, com medo de que sejamos os próximos na linha e que sejamos facilmente descartados também, com muito medo de sair do estúdio e conversar (ou mesmo reconhecer) nossos colegas que estão protestando lá fora, por medo de represálias. O moral no estúdio está no chão. Quando deveríamos estar animados com o que está por vir no próximo ano, agora estamos totalmente desanimados e nossa confiança nos outros está totalmente destruída.
O que é a parte verdadeiramente desoladora, pois para nós no Sindicato, toda a nossa ambição era tornar a R* um lugar mais feliz, mais justo, mais seguro e mais equitativo. É só isso. O que aconteceu mostra claramente que nos preocupamos mais com o bem-estar dos nossos colegas na Rockstar do que a Empresa se preocupa.
Isso teria permitido que os funcionários abordassem questões cruciais na empresa: “piora na sobrecarga de trabalho (crunch), remuneração inadequada e arranjos de trabalho inflexíveis.” Para protestar contra a demissão desses funcionários da Rockstar Games, o sindicato IWGB e ex-funcionários marcharam ontem em frente ao escritório da Take-Two em Londres.
O que você acha da situação envolvendo a Rockstar? Fala pra gente nos comentários e participe da discussão em nosso canal oficial no Discord!
Para notícias em primeira mão, acompanhe nossas redes sociais e ingresse em nosso grupo no WhatsApp.
Para mais da Insider Gaming, confira os detalhes envolvendo a queda brutal do preço das ações da Take-Two após o adiamento de GTA 6. Confira também os detalhes sobre o adiamento de Marvel 1943: Rise of Hydra.





Comments